Sobre

_ Desafios para o Mundo Rural em Trás-os-Montes e Alto Douro

Tema das #04 Jornadas INTERACT

Pretende-se descodificar os próximos desafios do mundo rural e colocar à disposição toda a investigação realizada no âmbito do projeto INTERACT, bem como delinear as próximas linhas de investigação para responder às exigências do Futuro.

Tendo por base toda a investigação multidisciplinar desenvolvida, este evento quer ir ao encontro das expetativas dos parceiros e stakeholders, traduzindo-se num formato de “mesas redondas” que, ao longo de um dia, irão debater a agricultura e a desertificação da região, ao mesmo tempo que se caminha para uma economia cada vez mais sustentável.

Este tema subdivide-se em outros três temas, cada um correspondendo a uma mesa redonda:

_ Bioprodutos e inovação para a agricultura
_ Sustentabilidade ambiental e alterações climáticas
_ Desertificação e coesão territorial


_ As Jornadas INTERACT

São o “ponto de encontro” entre os investigadores e bolseiros do projeto e os stakeholders.

Este é o momento em que o projeto mostra o trabalho desenvolvido no domínio das Ciências Agrárias nas suas diversas áreas de investigação ao fim de três anos de trabalho. Mas não é apenas uma mera apresentação de resultados: é, isso sim, um fórum de debate de ideias, tendo em conta os desafios que se põem à Agricultura do Norte de Portugal no século XXI, onde as questões associadas à conservação dos recursos naturais e sustentabilidade, alterações climáticas, inovação tecnológica e novos produtos e, ainda, o desenvolvimento rural e fixação de população no interior são tidas em conta.

Procura-se assim uma contribuição tendente à definição do rumo da investigação que este setor exige no futuro para ultrapassar os novos desafios