O concelho de Vila Real é constituído por 30 freguesias, e, sem prejuízo da feição urbana da sua sede, mantém características rurais bem marcadas. Dois tipos de paisagem dominam: a zona mais montanhosa das Serras do Marão e do Alvão, separadas pela terra verdejante e fértil do Vale da Campeã, e, para o sul, com a proximidade do Douro, os vinhedos em socalco. O Alto Douro Vinhateiro está classificado pela UNESCO como património da Humanidade na categoria de paisagem cultural. Por toda a parte, existem linhas de água que irrigam a área do concelho, com destaque para o Rio Corgo que atravessa a cidade num pequeno mas profundo vale, originando uma paisagem de excecional beleza.
E é nas margens deste rio, um dos afluentes do Douro, que a cidade de Vila Real se ergue, a cerca de 450 metros de altitude, numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o Paleolítico.
Atualmente, Vila Real vive uma fase de crescente desenvolvimento a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, ensino e turismo, apresentando-se como local de forte atração para o investimento externo.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nasceu com tal estatuto em 1986, embora no seu historial credite também toda uma valiosa herança colhida no “velho” Instituto Politécnico de Vila Real que, em 1973, foi criado nesta cidade.
Este Instituto assumiu um papel relevante contribuindo para o desenvolvimento regional. Daí que, em setembro de 1979, tenha sido criado o Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro e que, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade dos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, o Governo transformasse o Instituto Universitário em Universidade. Hoje, a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.
De acordo com os seus Estatutos, esta Universidade, que tem como objetivos fundamentais o Ensino, a Investigação, a Extensão e Apoio à Comunidade, deverá constituir um Centro de Excelência para a educação permanente e para a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia.
A UTAD tem o seu próprio espaço no seio do ensino superior em Portugal.