30maps  30mail  30face  30yout

facebook

youtube

120 investigadores unidos no projeto INTERACT

UTAD abre novas portas para o futuro
 
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou nos dias 12 e 13 de Julho as 2ªs Jornadas do projeto INTERACT, uma iniciativa que pretendeu dar visibilidade ao trabalho de 120 investigadores ao longo do primeiro ano de vida do projeto, o qual cobre áreas multidisciplinares, desde a socio-economia às ciências florestais, química, ecologia, geologia, biologia molecular ou ciências veterinárias.
 

Continue Reading

2as JORNADAS INTERACT | 12 & 13 julho 2017

Completado o primeiro ano do projeto INTERACT, o mês de julho de 2017 ficará marcado pela realização das “2as Jornadas INTERACT”, nos próximos dias 12 e 13 de julho de 2017.

A segunda edição das Jornadas Interact tem como objetivos a divulgação de resultados do trabalho já realizado nas várias atividades do projeto, bem como a promoção de uma maior interação com os diversos stakeholders envolvidos.

Continue Reading

2as JORNADAS INTERACT | 12 & 13 julho 2017 (2)

2as Jornadas Interact CartazCompletado o primeiro ano do projeto INTERACT, o mês de julho de 2017 ficará marcado pela realização das “2as Jornadas INTERACT”, nos próximos dias 12 e 13 de julho de 2017. 

A segunda edição das Jornadas Interact tem como objetivos a divulgação de resultados do trabalho já realizado nas várias atividades do projeto, bem como a promoção de uma maior interação com os diversos stakeholders envolvidos.

O dia 12 de julho (quarta-feira) e à semelhança do que aconteceu na primeira edição das jornadas, ficará a cargo dos investigadores/bolseiros do projeto e decorrerá no auditório do complexo laboratorial da UTAD. O dia 13 de julho (quinta-feira), segundo dia destas jornadas e que decorrerá no auditório do Régia Douro Park, terá como foco a apresentação das 3 linhas de investigação do projeto (ISAC, BEST, VITALITY WINE) às entidades/stakeholders envolvidas com o projeto Interact, uma vez que este considera de grande importância a interação com o tecido empresarial e organismos públicos da área, dado que um dos seus pilares essenciais é a transferência de conhecimento.

O Projeto “INTERACT - Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology” é um caso único de integração de múltiplos processos de produção agroflorestal e zootécnica, tendo ainda em conta os fatores ambientais subjacentes da Região Norte de Portugal. Financiado pelo Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica e fundos FEDER, o projeto INTERACT envolve cerca de 80 investigadores e cerca de 40 bolseiros de investigação. Integra 3 linhas de investigação: Inovação para Cadeias Agroalimentares Sustentáveis (ISAC), em articulação com duas outras linhas, Bioeconomia e Sustentabilidade (BEST) e Viticultura Sustentável e Produção de Vinho (VitalityWine).

As 2as Jornadas INTERACT são de entrada livre. Poderá consultar aqui o programa completo das jornadas.

INTERACT | Linha de investigação VITALITY WINE

Para além da interação pretendida entre numerosos processos produtivos e ambientais, o projeto INTERACT procura o incremento tecnológico da região, através do desenvolvimento e difusão de inovação e know-how para aumentar a sua competitividade, sem esquecer a manutenção da sustentabilidade dos ecossistemas, o que implica a utilização de tecnologias ambientalmente amigáveis.

A linha VITALITY WINE - "Promover a sustentabilidade da Viticultura para o Douro", envolve a participação de 26 investigadores e 13 bolseiros, compreendendo a realização de 21 tarefas distribuídas por 5 projetos. O Professor José Moutinho Pereira, responsável pela linha Vitality Wine, fala-nos sobre esta linha de investigação, realçando os objetivos dos seus cinco projetos complementares.

 

  • 1
  • 2